sábado, 9 de julho de 2011

Usando RAM de Alto Desempenho com APUs AMD Série-A em Gaming DX11

A GPU Lynx  

Nós estivemos muito empolgados nas últimas semanas de ver o desempenho da nova série de APUsde classe discreta AMD Série-A, onde uma CPU de multi-núcleos e uma GPU DirectX11 completa basicamente estão lado a lado em um encapsulamento de silício. Isto significa que usuários podem obter bom desempenho em gaming 3D do seu equipamento usando somente os gráficos onboard.

Como todos os processadores gráficos atuais, as GPUs Lynx que residem nestas APUs Llano também confiam no sub-sistema da memória para alcançar níveis de desempenho apropriados para os jogos 3D da atualidade. Isto é porque as GPUs modernas usam processamento paralelo para processar os grandes conjuntos de dados on-the-fly, usando pixel acelerado e shaders vertex para transformar estes ambientes 3D em realidade. Banda larga de memória, ou basicamente a velocidade da sua RAM, é portanto um fator crucial para conseguir este dado de e para a sua GPU.

O resultado final de tudo isso é que se você usar memória de alto desempenho com a sua APU Série-A, a GPU Lynx onboard terá mais banda larga para manejar, resultando em taxas de quadros mais rápidas e jogar games 3D mais suavemente.

Para você ter uma idéia sobre quanto desempenho extra você pode esperar ver usando um RAM de alto-desempenho, nós fizemos alguns benchmarking e testes que nós vamos compartilhar com você aqui.

Aumentando o Clock de Memória

Nós pegamos a APU AMD A8350 APU, nossa placa GIGABYTE A75-UD4H e tentamos uma variedade de diferentes módulos de memória. Nós temos que ver exatamente qual efeito iria acontecer elevando o clock de memória em um DX11 3D de desempenho gaming. Para isso nós usamos uma variedade de módulos RAM Corsair; DDR3 1333, 1600, 1866, 2000 e 2400.

E só para ficar interessante, nós também fizemos benchmark do equipamento DDR 2400 com as configurações de GPU do HiCookie – para dar uma olhada no limite externo de desempenho da APU Série-A.

Aqui estão algumas configurações de teste que nós usamos.



Aqui estão as benchmarks de quarto títulos diretos DirectX 11 que nós gostamos de jogar; Dirt 3, Dragon Age II, Metro 2033 e Civilization V.





Como você pode ver, você pode esperar desfrutar de um bom aumento em desempenho com cada aumento sucessivo de clock de memória. Civilization V destaca-se como  exemplo de como até mesmo RAM DDR 1600 com preços relativamente baixos podem ser usadas para causar uma mudança FPS de imensa significância – mudando de 28 FPS para um muito mais suave 47 FPS. Em resumo, usuários de APU que investem em memória de alta-desempenho conseguirão mais desempenho de sua APU AMD – 3 em cada 4 casos que nós vimos, que o aumento de desempenho foi significativo.

Overclocking Faz a Diferença

Alguns dos reviewers em torno da semana passada concluíram que as APUs Llano AMD são completamente constrangidas de banda larga, e que fazer o overclock da APU é mais ou menos uma perda de tempo. Nós tentamos explorar a idéia colocando o nosso residente overclocker HiCookie para tentar e forçar a GPU Lynx em um clock de RAM maior. Os resultados falam por si. Usando a nossa placa A75-UD3H com as configurações de GPU do, você entra totalmente em um outro nível de desempenho, na maioria das vezes com o dobro de taxa de quadros de configurações de stock. Se você for usar RAM DDR 2400, claramente existe espaço na GPU que vale a pena explorar.

Uma Palavra aos Sábios

Se você está pensando em contruir um equipamento AMD Série-A em breve, tenha em mente que a RAM que você escolher terá um efeito no desempenho gaming. RAM de alto desempenho permitirá que você consiga mais da GPU Lynx onboard. Mas não esqueça que você provavelmente terá que configurar o timing de memória no BIOS de acordo com as recomendações dos fabricantes (geralmente impressas no DIMM). SPD somente não consigará isso pra você.

Boa sorte, e bom gaming…